Conheça as razões do nosso apoio à chapa Lula/Alckmin 

O Conselho de Representantes da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (Adupe), referendando entendimento já emitido pela direção da entidade;

Considerando o cenário político no processo de escolha do próximo mandatário da Nação, caracterizado por dois projetos claramente antagônicos, um que propaga e defende a violência, o ódio, que promove o desmantelamento dos serviços públicos e, do outro lado, o projeto que defende a verdade, a democracia e o retorno das instituições a serviço da população;

Manifesta publicamente o apoio à chapa Lula/Alckmin, reconhecendo na mesma a única saída para o restabelecimento da democracia, das liberdades e do respeito à Constituição.

Tal apoio se atrela à defesa de um projeto voltado para a reconstrução de uma nação justa, solidária e republicana, um projeto que assuma os seguintes compromissos:

Educação, Ciência e Cultura

A Adupe apoia Lula porque sabe do seu compromisso com a Educação, com a Ciência e com a Cultura, áreas mais atingidas pela política nefasta de Bolsonaro, marcada pelo corte de recursos, por mudanças regressivas, pela perseguição aos professores e pelas tentativas de cerceamento das universidades e da liberdade de cátedra.

O programa de Lula prevê o fortalecimento da CAPES/CNPQ, o respeito à autonomia universitária, a ampliação do acesso dos jovens ao curso superior, com o fortalecimento do ENEM, PROUNI e FIES. A expansão dos programas de Cotas Raciais e Sociais e de bolsas de Permanência e o incentivo para estudantes de baixa renda permanecerem na universidade.

Defesa do Democracia e do Estado Democrático de Direito

Ao contrário de Bolsonaro, que atropela a Constituição e o Estado Democrático de Direito, Lula sempre teve o máximo respeito pela democracia e continua um de seus mais fervorosos defensores.

Movimento sindical e reforma trabalhista

A perseguição aos sindicatos e aos dirigentes sindicais tem sido uma constante no governo de Jair Bolsonaro. Inúmeras ações foram adotadas no sentido de asfixiar o movimento sindical e acabar com a luta por direitos sociais e trabalhistas. Esta é mais uma das razões para a escolha da chapa Lula/Alckmin, cujo programa defende o princípio da liberdade e autonomia sindical e o direito de organização dos trabalhadores, previstos na Carta Constitucional e nos tratados internacionais relativos às relações de trabalho.

Defesa dos mais pobres

O Governo de Jair Bolsonaro levou 33 milhões de brasileiros à miséria. Lula tem o compromisso de gerar mais empregos, fortalecer o salário-mínimo (Com reajustes acima da inflação para aumentar o poder de compra das famílias), a agricultura familiar, a merenda escolar e o Bolsa Família.

Fortalecimento da saúde pública

Quase 700 mil brasileiros perderam a vida em decorrência da Covid-19. A maioria das mortes poderia ter sido evitada, não fosse a negligência do atual governo, que debochou da pandemia e das pessoas doentes e não adquiriu as vacinas necessárias. Com Lula, a Saúde Pública terá a prioridade que merece. Afinal, foi no seu governo e na continuidade com Dilma que os investimentos na Saúde duplicaram, que o Samu, o Mais Médicos e o Farmácia Popular foram criados.

Compromisso com o meio ambiente

Ao contrário da política de Bolsonaro, que promove o garimpo ilegal, a grilagem de terras, o desmatamento e a invasão das reservas indígenas, o programa de Governo de Lula prevê a recuperação dos órgãos de preservação e fiscalização para defender o meio ambiente, especialmente a Amazônia.

Respeito à diversidade

Mulheres, negros e jovens padecem com o desmonte de políticas públicas perpetradas por Bolsonaro, de modo a reforçar discriminações históricas. Populações indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais têm conquistas atacadas sem trégua. A garantia do respeito à diversidade é mais uma razão adotada pela Adupe para justificar a opção por Lula.

Por fim, defendemos o projeto que resgata a esperança na reconstrução e na transformação do país, devastado por um processo de destruição que trouxe de volta a fome, o desemprego, a inflação e o desalento das famílias; que coloca em xeque a democracia e a soberania nacional, que destrói o investimento público e que dilapida o patrimônio natural, aprofundando as desigualdades e condenando o país ao atraso e ao isolamento internacional.

Fora Bolsonaro! Lula Presidente!

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *