Empossados a nova Diretoria e novo Conselho de Representantes da Adupe

Realizada no formato virtual em consequência da pandemia do novo coronavírus, solenidade foi prestigiada por representantes de importantes entidades sindicais, dos movimentos sociais e de defesa dos direitos e da cidadania.

Docentes filiados e representantes de entidades prestigiaram a posse da Adupe

Em assembleia geral dos docentes da UPE realizada na noite da quinta-feira passada (29/04), foram empossados a nova Diretoria e o novo Conselho de Representantes da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco para o biênio 2021/2023. Os novos diretores e conselheiros foram eleitos no pleito realizado no dia 22 passado.

Em decorrência da pandemia do novo coronavirus e em observação às normas de segurança sanitária e decretos estaduais e federais, o ato de posse ocorreu na modalidade virtual. Além dos professores e professoras filiados, a solenidade foi prestigiada com a presença de representantes de importantes entidades sindicais, dos movimentos sociais e de defesa dos direitos e da cidadania.

A mesa oficial foi composta pelos professores Clélio Santos, que secretariou os trabalhos; pelo presidente reeleito, Luiz Oscar Cardoso Ferreira; Severino Bezerra, representante do segmento dos aposentados e pelos seguintes representantes de entidades: Cristine Hirsch, 1ª Vice-Presidente da Secretaria Regional Nordeste II e representante do ANDES-SN; Paulo Rocha, Presidente da CUT-Pernambuco e Coordenador do Fórum dos Servidores Estaduais; Maria Luiza Alessio, Presidente da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife; Marcelo Sana Cruz, Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pernambuco e Erika Suruagy, Vice-Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Aduferpe.

A abertura dos trabalhos foi feita com a leitura dos nomes dos dirigentes e dos conselheiros eleitos no pleito realizado em 22 de abril passado (lista no final da matéria), cujo processo foi homologado pela Comissão Eleitoral.

Em seguida foi aberta a palavra aos integrantes da mesa, iniciando pela representante do ANDES-SN, Cristine Hirsch, que parabenizou os eleitos, destacando que a Diretoria que assume precisa de todo o apoio da base para o enfrentamento dos desafios que se apresentam.

Paulo Rocha, Coordenador do Fórum dos Servidores Estaduais falou do grave momento vivido pelo país, com 400 mil vidas perdidas em decorrência do descaso com a pandemia, com 14 milhões de desempregados, com 32 milhões de pessoas no subemprego e com cortes severos nos recursos destinados aos serviços públicos. O dirigente disse que é preciso fortalecer a Adupe para a luta pela classe trabalhadora e por um país sem desigualdades.

Érika Suruagy (Aduferpe), Maria Luiza Aléssio (Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife) e Marcelo Santa Cruz (Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE) destacaram em suas falas a necessidade da união dos trabalhadores públicos e do setor privado para o fortalecimento da luta contra as reformas que vêm sendo impostas ao povo brasileiro. “Quem tem sindicato não está só”, afirmou Érika, citando o apoio que vem recebendo do movimento sindical no processo de perseguição interposto pelo presidente Jair Bolsonaro contra ela.

Representando os docentes aposentados, o professor Severino Bezerra lembrou a luta da Adupe aos longos dos anos desde a sua formação, em 1990, e disse que a nova gestão reforça o compromisso de trabalhar com afinco para aproximar cada vez mais o segmento dos aposentados.

Em seguida foi feito um momento de silêncio em homenagem às famílias dos 400 mil brasileiros e brasileiras vítimas da pandemia e da negligência por parte dos governantes.

Reeleito para presidir a Adupe, Luiz Oscar Cardoso Ferreira afirmou que Independentemente da participação no pleito e do voto, a nova gestão irá representar a todos indistintamente. O dirigente agradeceu ainda aos representantes dos movimentos sociais do campo e da cidade, ao movimento dos servidores públicos e suas entidades, aos estudantes e ao corpo administrativo da Adupe.

Luiz Oscar foi reconduzido à Presidência

Luiz Oscar Cardoso salientou que a nova diretoria da Adupe chega renovada para enfrentar velhos e novos desafios, mas pautada nos mesmos princípios basilares que guiaram a gestão anterior: a defesa intransigente da democracia e dos direitos da nossa categoria e do nosso povo.

 “Os docentes nos deram um voto de confiança para seguimos conduzindo a entidade nestes tempos de obscurantismo, de negacionismo, de neoliberalismo, de pandemia e de quarentena. Tempos da tentativa de destruição da educação e da universidade, do desmonte da saúde e do SUS, da negação da ciência, da destruição do meio ambiente, da destruição da previdência e dos direitos trabalhistas, do desrespeito à constituição, enfim, do ataque à civilidade e da desvalorização da própria vida”, ressaltou.

Fazendo um retrospecto da gestão que se encerra, Luiz Oscar disse que foram muitos os enfrentamentos e algumas vitórias, destacando a conquista da implantação do Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva, a participação ativa nos trabalhos de construção da minuta do decreto com critérios mais justos para progressão de Professor Adjunto para Professor Associado, a contribuição no processo de melhoria dos critérios de avaliação de desempenho, a presença constante na defesa dos interesses da categoria e da UPE em todas as reuniões do CEPE, do CONSUN e das mesas geral e especifica de negociação junto à Secretaria de Administração e a participação na Comissão Central de Enfrentamento da Covid 19 e nas comissões locais das unidades de ensino da UPE.

Nas lutas gerais, a Adupe atuou com a sociedade civil para minimizar os efeitos maléficos da reforma trabalhista e da reforma da previdência, na defesa da vacinação para todos, gratuita e pelo SUS e pela valorização do papel desenvolvido pelo complexo hospitalar da UPE no enfrentamento da pandemia.

Integrou-se ainda à vida sindical do ANDES, do DIEESE, e às lutas do Fórum dos Servidores Estaduais, resultando no reconhecimento da entidade no meio sindical, estudantil e dos movimentos sociais.

Internamente, a gestão ampliou e dinamizou as assessorias Jurídica e de Comunicação, interiorizou a participação política, inseriu as unidades do interior do Estado nas atividades festivas antes restritas à RMR, ampliou o número de filiados, zelou pelo patrimônio e pela transparência da entidade.

Em seguida o presidente reempossado salientou que a mesma disposição será adotada no cumprimento do programa de gestão que é sustentado em 4 pilares: 1) Cidadania e preservação da vida ( vacinação imediata para todos, manutenção e fortalecimento do SUS; 2) Defesa da Universidade de Pernambuco (Luta por recursos para a garantia da UPE gratuita, pública laica e de qualidade e em todos os níveis; 3) Valorização da categoria (ampliação da luta pela reposição das perdas salariais e pela reestruturação do PCCV: 4) Fortalecimento da Adupe (intensificar a participação da categoria nas unidades da RMR e do interior e aposentados).

Luiz Oscar destacou ainda que o movimento sindical precisa estar unido para lutar pela justiça social e concluiu sua fala citando trecho da composição “Caçador de Mim”, eternizada na voz de Milton Nascimento: “Nada a temer senão o correr da luta”.

PRESENÇAS – Também prestigiaram a assembleia de posse: Ivo Costa (representando o SINDUPE), Jackeline Natal (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Maria Auxiliadora Campos (Ex-presidente da Adupe), Gilvanete Leite (Presidente Sindicato dos Servidores Administrativos de Apoio Fazendário da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco – SINDSAAF/PE), Ludmila Outtes (Presidente do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco), Beatriz Eudócio (representante do Levante Popular da Juventude), Paulette Cavalcanti (Integrante da Direção da ASFOC-PE), José Guido Correia (Ex-diretor da Faculdade de Ciência Médicas – FCM/UPE), Fernando Severino (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes, Núcleo Recife) e Antônio Carlos Teixeira, advogado (membro da Rede Nacional dos Advogados e Advogadas Populares – RENAP).

Conheça os novos dirigentes e integrantes do Conselho de Representantes eleitos para o biênio 2021/2023

DIRETORIA:

Diretor Presidente: Luiz Oscar Cardoso Ferreira

Diretor Vice-Presidente: Clélio Cristiano dos Santos

Diretora 1ª Secretária: Tânia Lago Falcão

Diretor 2º Secretário: Victor Ribeiro Neves

Diretora 1ª Tesoureira: Eveline Glória Borges Samary

Diretora 2ª Tesoureira: Terezinha de Jesus Pontes Lucas

Diretora de Formação Sindical e Ass. intersindicais: Janne Freitas de Carvalho

Diretora de Imprensa e Comunicação: Débora Quetti Marques de Souza

Diretora de Assuntos Jurídicos: Elizabeth de Souza Amorim

Diretor Social: Edvaldo de Melo Pinto.

CONSELHO DE REPRESENTANTES

Joselma Cavalcanti Cordeiro – Titular FCM

Fernando Antônio Ribeiro de Gusmão Filho – Suplente FCM

Rute Cândida Pereira – Titular FENSG

Dulcilene de Araújo – Suplente FENSG

William Serrano Smethurst – Titular ESEF

Maria Teresa Cattuzzo – Suplente ESEF

Filipe Martins Alessio – Titular ICB

Ana Célia Oliveira dos Santos – Suplente ICB

Richard Ribeiro Alonso de Andrade – Titular FOP

Mauricio Kosminsky – Suplente FOP

Ermes Ferreira Costa Neto – Titular POLI

Osmundo Donato da Silva Neto – Suplente POLI

Theresa Christina Jardim Frazão – Titular FCAP

Antonio Luiz Ribeiro Monteiro – Suplente FCAP

Volmir José Brutscher – Titular Mata Norte

Cleide Maria Ferraz – Suplente Mata Norte

Elizabeth da Silva Alcoforado Rondon – Titular Mata Sul

Niedja Figueiredo Dantas – Suplente Mata Sul

Paula Gonçalves da Silva – Titular Caruaru

Robson Góes de Carvalho – Suplente Caruaru

Iaponan Cardins de Sousa Almeida – Titular Garanhuns

Wanessa da Silva Gomes – Suplente Garanhuns

Pedro Henrique Sette e Souza – Titular Arcoverde

Renata de Oliveira Cartaxo – Suplente Arcoverde

Renata Sibéria de Oliveira – Titular Petrolina

Thiago Alves Dias – Suplente Petrolina

Severino José Bezerra Filho – Titular Aposentados

Adelina Maria Salles Bizarro – Suplente Aposentados

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *