Moradores de rua são foco de ação solidária do MST e da Arquidiocese de Olinda e Recife

Cerca de mil marmitas são distribuídas diariamente no Armazém do Campo, no centro do Recife, como forma de minimizar o impacto do coronavírus na população em situação de rua.

Nesse momento, no qual o distanciamento social é a medida mais eficaz para conter o avanço acelerado do novo coronavírus, muitas pessoas em situação de rua estão enfrentando sérias dificuldades para se manter. No centro do Recife, por exemplo, por conta da diminuição da circulação de pessoas e o fechamento de bares e restaurantes a situação dos moradores de rua se agravou ainda mais. A maioria tinha como fonte de alimentação as sobras de restaurantes e barracas de rua.

Conscientes de que a solidariedade e o cuidado são as principais ferramentas para a diminuição dos impactos da pandemia nas populações de rua, a Arquidiocese de Olinda e Recife e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST-PE) estão distribuindo, desde o dia 24 de março passado, cerca de mil marmitas diárias para a população de rua do Recife.

O palco da ação solidária é o Armazém do Campo, do MST, localizado à beira do Rio Capibaribe, no Centro do Recife. Denominada de Marmita Solidária, a ação tem apoio do movimento sindical e entidades do movimento social.

As refeições são divididas entre café da manhã e jantar e serão preparados e doados até o fim da pandemia no Estado, de acordo com os organizadores. Durante a distribuição, os organizadores e voluntários seguem à risca as orientações sanitárias para a seja resguardada a segurança de todos, no sentido de evitar o contágio da Covid-19.

O cuidado passa desde o momento do preparo até a distribuição dos alimentos. Além de evitar a aglomeração de pessoas na hora da distribuição, todos os voluntários utilizam Equipamentos de Proteção Individual, como luvas e máscaras. Os moradores de rua contam também com um local para lavagem das mães e banho.

Para garantir a continuidade da ação solidária, os idealizadores recorrem às doações. Uma conta bancária foi disponibilizada para o recebimento de recursos financeiros destinado à aquisição dos produtos para a preparação das refeições. Um ponto de arrecadação de produtos alimentícios também foi disponibilizado.

Veja como contribuir:

1 – Através de doação por meio da conta:
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0697-1
Conta: 58892-X
Associação da Juventude Camponesa Nordestina Terra Livre
CNPJ: 09.423.270/0001-80

2 – Doação de alimentos
Ponto de arrecadação de alimentos: Igreja Rosário dos Pretos
Estreita do Rosário, s/n – Santo Antônio – Recife
De segunda a sexta, das 10h às 14h

Assista AQUI ao vídeo sobre a ação

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *