Retomada a negociação sobre a mudança nos critérios de progressão de Adjunto para Associado

Regras atuais são consideradas excessivas, além de impossibilitam a progressão na carreira para a grande maioria dos Professores Adjuntos.

Dirigentes da Adupe e representantes da Secretaria de Administração (SAD) e da Reitoria da Universidade de Pernambuco realizaram, na sexta-feira passada (02/07/2021), mais uma reunião para discussão sobre a modificação do decreto que trata da progressão de Professor Adjunto para Professor Associado.

Interrompidas há mais de um ano, as discussões sobre o tema foram retomadas no dia 5 de junho passado, durante encontro da Adupe e Secretaria de Administração. Na ocasião, foi definido que as reuniões seguintes – tanto para as discussões relativas à progressão para Associado quanto para a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos professores da UPE – contariam com representação tripartite (Adupe, UPE e Governo do Estado).

De acordo com os representantes da Adupe que participaram da reunião da sexta-feira passada, o encontro foi bastante promissor, na medida em que não houve contestação da proposta de alteração dos critérios de progressão de Adjunto Para Associado aprovada internamente na UPE e encaminhada à SAD em 2019.

 “Foram feitas apenas observações e levantamento de dúvidas. Acreditamos que a negociação tende a avançar, pois as mudanças são importantes, não somente para professores e professoras, mas para a própria Universidade”, observou Luiz Oscar Cardoso Ferreira, Presidente da Adupe.

Saiba mais sobre a progressão de Adjunto para Associado

A progressão à função de Professor Associado na UPE é regida pelo Decreto 38.765/2012. Para a Adupe, os critérios estabelecidos no decreto são excessivos e excluem a possibilidade de progressão para a grande maioria dos Professores Adjuntos.

Com base nesta constatação, a Adupe vem lutando há bastante tempo pela revisão dessas regras.

Em outubro de 2017, por reivindicação da entidade, foi criada uma comissão específica para discutir a questão, através da Portaria do Reitor da UPE, N° 2048/2017.

Dois anos após, em outubro de 2019, a proposta construída no âmbito da comissão foi finalmente aprovada pelo Conselho Universitário e posteriormente encaminhada para apreciação do Governo.

No dia 5 de junho passado, após solicitações da Adupe, a discussão sobre a pauta finalmente foi retomada. Na sexta passada (02/07) ocorreu o segundo encontro, agora com participação de gestores da Reitoria da UPE.

Para a Adupe, que participou ativamente do processo de discussões, a minuta de alteração do Decreto 38.765/2012 traz importantes avanços para a carreira docente, tornando a progressão de Adjunto para Associado mais acessível e condizente com a realidade da UPE.

Conheça alguns avanços da minuta:

1 – Exclusão da exigência de participação do docente em programa de pós-graduação Stricto Sensu;

2 – Fim da exigência de apresentação de tese original;

3 – Substituição do Memorial descritivo pelo conjunto da produção acadêmica descrita no Relatório de Atividades Docentes (RAD);

4 – Progressão com inserção do docente no mesmo nível e faixa aos quais ele pertencia no cargo de Professor Adjunto.

=> Íntegra da proposta aprovada na reunião do Consun de 31/10/2019

=> Decreto nº 38.765/2012 (Institui os requisitos para a progressão ao Cargo de Professor Associado da UPE)

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *