Avançam negociações sobre novas regras de progressão à função de Professor Associado

Reunião dos dirigentes da Adupe com a SAD, realizada ontem, foi bastante proveitosa e representa um passo importante para a consolidação de regras mais justas e condizentes com a Universidade de Pernambuco.

Decorridos mais de dois anos de disussão, a alteração do Decreto 38.765/2012, que estabelece os requisitos de progressão à função de Professor Associado da Universidade de Pernambuco, finalmente está próxima de ser concretizada. Ontem (19/02), dirigentes da Adupe reuniram-se com representantes da Secretaria de Administração para tratar da questão.

Considerado positivo, o encontro realizado na tarde de ontem havia sido acordado no final do ano passado, ocasião em que a Adupe se reuniu com a SAD para tratar da pauta de reivindicações dos professores e das professoras da UPE.

A alteração dos critérios de progressão à função de Professor Associado é uma antiga reivindicação da Adupe, uma vez que as atuais regras excluem a possibilidade de progressão para a grande maioria dos docentes. Atualmente, a UPE conta apenas com 78 Professores Associados, enquanto o quadro de Professores Adjuntos é formado por 569 docentes, impossibilitados de progredirem em conseqüência da infinidade e da rigidez dos requisitos previstos na legislação atual.

“O governo compreendeu a necessidade de alteração das regras de progressão para Associado, que atualmente são excessivas e dificultam o crescimento na carreira dos professores Adjuntos”, destacou Luiz Oscar Cardoso Ferreira, presidente da Adupe. “Houve concordância quanto à essência da minuta de decreto que foi discutida e aprovada internamente na UPE, inclusive no tocante à utilização do Relatório de Atividades Docentes (RAD) como um dos critérios da progressão. Este foi um passo importante”, concluiu o dirigente.

Próxima etapa – Como resultado da reunião, ficou acordado que a Secretaria de Administração fará a adaptação do texto da proposta de decreto aprovada no CONSUN (sem mudança na essência), bem como da lei que criou a função de professor Associado. As modificações serão apreciadas na reunião que ficou agendada para o dia 17 de março.

A Adupe reivindica o lançamento, ainda neste ano, de edital de processo seletivo para a progressão de Professor Adjunto à função de Professor Associado com base na nova legislação a ser editada.

Participaram da reunião técnica realizada ontem os diretores Luiz Oscar Cardoso Ferreira (presidente da Adupe e também integrante da Comissão que discutiu o texto da proposta de alteração do Decreto 38.765/2012), Edvaldo de Melo Pinto (Diretor Social), além do professor Osmundo Donato (Representante da Adupe na Escola Politécnica e integrante da Comissão). A SAD foi representada pelo Secretário Executivo de Pessoal e Relações Institucionais, Adailton Feitosa. Pela Reitoria da UPE esteve presente o professor Sérgio Campelo.

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *