Novas regras da progressão de Adjunto para Associado serão discutidas hoje, na SAD

Minuta do decreto que altera as regras de progressão do Professor Associado foi aprovada pelo Conselho Universitário da UPE em outubro do ano passado e precisa passar pelo crivo do Governo do Estado.

Diretores da Adupe participam, na tarde desta quarta-feira (19/02/2020), na Secretaria de Administração (SAD), da reunião técnica para análise da proposta de revisão dos critérios de progressão do cargo de Professor Adjunto para Professor Associado.

O encontro foi acordado na última reunião de negociação da pauta de reivindicações

dos professores da UPE, realizada no dia 23 de dezembro do ano passado.

A alteração do Decreto 38.765/2012, que estabelece os critérios de progressão ao cargo de Associado é uma antiga reivindicação da Adupe, uma vez que as atuais regras excluem a possibilidade de progressão para a grande maioria dos docentes.

Uma proposta de revisão do Decreto foi aprovada pelo Conselho Universitário da UPE em outubro passado. O documento foi elaborado no âmbito da nova comissão revisora, tendo em vista que a proposta construída pela comissão anterior, que seria apreciada pelo Consun em maio do ano passado, foi retirada de pauta.

Para a Adupe, que participou ativamente do processo de discussões ao longo dos últimos dois anos, a minuta final traz importantes avanços para a carreira docente, tornando a progressão de Adjunto para Associado mais acessível.

Conheça alguns avanços da minuta:

1 – Exclusão da exigência de participação do docente em programa de pós-graduação Stricto Sensu;

2 – Fim da exigência de apresentação de tese original;

3 – Memorial descritivo foi substituído pela produção acadêmica descrita no Relatório de Atividades Docentes (RAD);

A partir da intervenção da Adupe, também houve o aperfeiçoamento da minuta nas seguintes questões:

1 – Progressão com inserção no mesmo nível e faixa aos quais o docente pertencia no cargo de Professor Adjunto. (Pelo texto anterior, o docente seria inserido na faixa inicial do novo cargo).

2 – Redução do tempo mínimo de serviço na UPE, de 8 para 6 anos, para que professor Adjunto possa solicitar a promoção para Associado.

Conheça a íntegra da proposta aprovada na reunião do Consun de 31/10/2019

Relembre aqui os pontos discutidos com SAD no dia 23 de dezembro

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *