Governo apresenta proposta para a questão salarial e silencia sobre os demais pontos da pauta dos docentes da UPE

Além de não responder aos anseios da categoria, proposta apresentada na reunião da Mesa Específica de Negociação, realizada no dia 27 de março, é complexa e traz modificações na atual estrutura remuneratória dos professores que podem incorrer em prejuízos.

Depois de longa espera, finalmente foi realizada a Reunião da Mesa Específica de Negociação das Demandas das Professoras e dos Professores da Universidade de Pernambuco. A reunião aconteceu no dia 27 de março, na sede da Secretaria de Administração (SAD), com a participação da Secretária, Ana Maraiza, de assessores da SAD e dirigentes da Seção Sindical dos Docentes da UPE (Adupe).

Frustrando a expectativa dos dirigentes da Adupe, que esperavam uma resposta do Governo em relação aos 14 itens da pauta de reivindicações, a reunião limitou-se à apresentação da proposta governamental que trata unicamente da questão salarial.

Complexa, a proposta do governo traz algumas modificações na atual estrutura de remuneração dos docentes, englobando os anos de 2024, 2025 e 2026.

Uma dessas modificações seria a incorporação, ao salário base (vencimentos), das verbas da PARES e da Gratificação de Quinquênio. No caso da PARES, essa incorporação seria feita de forma gradual. Já os docentes que percebem a gratificação de quinquênio teriam essa verba  incorporada integralmente ao salário base em junho deste ano.

No tocante à tabela salarial, a proposta prevê reajustes neste ano e nos dois próximos, mas em percentuais não condizentes com a realidade da categoria, que vem amargando perdas há vários anos.

Outra alteração proposta é a redução das diferenças percentuais salariais entre as matrizes dos Professores Auxiliares e Assistentes e entre as matrizes de Professores Assistentes e Adjuntos.

A ausência de uma resposta mais consistente à pauta de reivindicação dos docentes foi criticada pela presidente, Terezinha Lucas e pelo vice-presidente da Adupe, Luiz Oscar Cardoso Ferreira durante reunião da Mesa Específica. Na ocasião, os diretores defenderam a necessidade urgente de uma negociação objetiva, que leve em consideração a real situação da categoria docente, que vem acumulando perdas salariais que já refletem diretamente na sua qualidade de vida, além de trazer prejuízos para o ensino e para os serviços prestados pela Universidade.

A Direção da Adupe está aguardando a ata oficial com os pontos tratados no encontro do dia 27 de março. Também já tem agendada uma reunião com a equipe técnica da SAD para esclarecimento das lacunas existentes na proposta de governo.

Preliminarmente, a Adupe considera que as modificações podem ser prejudiciais aos professores e professoras. Há situações, inclusive, em que a incorporação da PARES e do Quinquênio ao salário base poderia resultar em perda na remuneração.

Destaque-se, ainda que a proposta apresentada pela SAD não responde à pauta de reivindicações, que vem sendo discutida desde o governo passado. Sua implementação é vital para a carreira docente e para a própria Universidade.

O Sindicato continuará defendendo o reajuste salarial acima da inflação e a correção das perdas salariais de forma escalonada. Da mesma forma, manterá a luta pelos demais itens da pauta específica de reivindicações.

Próximos passos | Após a reunião com o corpo técnico da Secretaria de Administração para um entendimento completo da proposta do governo e de suas consequências para a carreira docente, a Adupe levará a proposta para conhecimento e discussão com os sindicalizados e posterior tomada de posição.

Presenças | Além de Terezinha Lucas e Luiz Oscar, também integraram a mesa de negociação os diretores Edvaldo Melo (Comunicação), Tânia Lago Falcão (1ª Secretária) e Elizabeth de Souza Amorim (2ª Tesoureira) e os representantes Volmir José Brutscher (Mata Norte), Renata de Oliveira Cartaxo (Representante Titular do Campus Arcoverde) e Homero Bezerra Ribeiro (Representante Suplente do Campus Arcoverde).

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *