Problemas do Sassepe são tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Durante o debate, representantes de entidades dos servidores públicos denunciam o caos no Sistema de Saúde, que atende mais de 180 mil pessoas e corre o risco de ficar inoperante. A presidente da Adupe, Terezinha Lucas, cobrou da governadora Raquel Lyra ações concretas para salvar o Sassepe.

Auditoria, mudanças nas regras e fim das interferências políticas na gestão do Sassepe. Essas foram algumas das propostas apresentadas pelas entidades sindicais para o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Pernambuco – Sassepe, durante audiência pública realizada na manhã de ontem (05/06), na Assembleia Legislativa – Alepe.

A audiência foi proposta pelos deputados João Paulo (PT) e William Brígido (Republicanos) e contou com a participação de parlamentares, servidores do Estado e representantes da gestão estadual.

Durante a audiência, usuários, prestadores de serviço e representantes do Governo do Estado, além de parlamentares, discutiram medidas para evitar a interrupção dos atendimentos. A dívida acumulada do Sassepe com hospitais e clínicas é de mais de 290 milhões de reais. A cada mês os custos ainda superam as receitas em 20 milhões de reais. Cinco hospitais particulares do interior do Estado anunciaram para julho a suspensão do credenciamento.

Os beneficiários do plano convivem atualmente com o mau funcionamento do sistema, relatando problemas como o cancelamento de cirurgias e a suspensão de exames complementares e consultas médicas.

Da tribuna, a presidente da Adupe, Terezinha Lucas, defendeu ações mais concretas do Governo do Estado. “É preciso que a governadora Raquel Lyra saia do mundo das ideias e adote ações reais, pois a situação do Sassepe é gravíssima. A saúde não pode esperar”, disse. A dirigente afirmou ainda que a audiência pública é um palco importantte mas que o debate precisa resultar em medidas objetivas por parte do Governo.

Como encaminhamento do debate, uma comissão de deputados foi criada para acompanhar o assunto. O grupo é composto por João Paulo, do PT, e William Brígido, do Republicanos, que solicitaram a Audiência Pública, Débora Almeida, do PSDB, e José Patriota, do PSB. Outro integrante é o deputado Joaquim Lira, do PV, presidente da Comissão de Administração Pública, Colegiado que realizou o evento.

Créditos das imagens: Roberta Guimarães (Alepe)

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *